sexta-feira, 23 de março de 2012

Folhado de camarão, delícias do mar e legumes




 Há uns dias, folheando uma revista, deparei-me com a receita de crepes chineses, mas fiquei-me só pela leitura. Hoje, pegando na ideia, recriei algo dentro do mesmo género, utilizando camarões e delícias do mar.

Fica então a receita (para aproximadamente 2/3 pessoas):

- duas folhas de massa filo
- cerca de 10/12 camarões
- 3 barritas de delícias do mar
- duas cenouras pequenas
- 1 malagueta
- sal a gosto
- 2 folhas que cobrem a couve flor
- 2 dentes de alho
- azeite

Preparação:

Começar por descascar os camarões e reservar; depois, deixar ferver as cascas e as cabeças e reservar a água. Picar as cabeças de alho, as cenouras em bocadinhos pequeninos (porque não vão ser cozidas e, quanto mais pequenos os pedaços mais depressa cozinham) e as folhas da couve flor; salter em azeite até que a cenoura não mostre resistência quando se espeta uma faca. De seguida acrescentar os camarões previamente cortados em pequenos pedaços bem como as delícias. Temperar com sal a gosto e com uma malagueta (este ingrediente fica ao gosto de cada um, mas cá em casa usa-se muito). Sempre que achar necessário adicionar uma/duas colheres de sopa da água de cozedura das cascas dos camarões. Deixe cozinhar completamente.
Entretanto pré-aquecer o forno a 150º. Estender as folhas da massa filo num tabuleiro coberto de papel vegetal e colocar no centro o recheio de camarão cozinhado. Deve ficar estendido de forma a criar um crepe chinês gigante. Vai ao forno até que a massa fique dourada.
Servi com arroz de coentros e alhinho.

Bom apetite, enjoy!

Sem comentários:

Enviar um comentário